Primeiras impressões Samsung Expert X23 2017

Amigos leitores, venho trazer à vocês um mini review deste notebook da Samsung. Decidi escrever este post porque quando fui pesquisar sobre esse computador não encontrei praticamente nada sobre o mesmo na internet, provavelmente porque ele é um lançamento de 2017.

Antes de começar, gostaria de dizer que meu computador (notebook) antigo era um modesto Positivo SIM+ 1471 com bons 8 anos de uso (e ele ainda está vivo, rodando Arch Linux hehe). Comprei este Samsung pois necessitava de um upgrade de hardware mesmo porque o notebook antigo já estava engasgando até em tarefas simples, por esse motivo nem rodava Windows direito então instalei Linux nele para dar uma sobre vida.

Muito bem, não sou um expert em reviews então vou fazer um “resumão” com prós e contras do aparelho e tentar explicar de forma clara o porque das minhas impressões tentando não ser extenso.

Samsung Expert X23

Esse notebook é do modelo NP300E5M-XD1BR que é o sucessor do NP270 e foi lançado no início de 2017, as principais especificações do mesmo estão listadas abaixo:

Processador Intel Core i5 7200U 2.5GHz (até 3.1GHz)
Memória RAM 8GB DDR4 2133MHz
HD 1TB 5400RPM TOSHIBA
Placa de Vídeo (GPU) Nvidia GeForce 920MX (2GB de VRAM)
Tela LED HD 15.6″ 1366×768 pixels
Microsoft Windows 10 Single Language

Análise

Prós

Qualidade do som

A primeira coisa que queria destacar é a qualidade do som reproduzido no aparelho. O som sai por debaixo da carcaça e não é abafado, claro, não é o melhor som que você vai ouvir na vida até porque o aparelho em questão não é um top de linha e sim um intermediário com custo benefício.

Tela

A tela é outro destaque, apesar de não ser Full HD tem uma imagem bonita e o que mais gostei: é anti reflexo. Logo, esqueça aquele reflexo chato que aparecia ao usar com brilho mais baixo ou em ambientes abertos. O tamanho é outra coisa que me chamou a atenção (meu computador antigo tinha 14″ e esse tem 15.6″), muito bom.

Sistema de resfriamento

O trabalho no sistema de arrefecimento também foi bom, não é um comparado ao da linha gamer da Dell, mas é muito silencioso e deixa a temperatura sobre controle (mesmo sobre uso “pesado”).

Design geral

O design do mesmo é muito bonito também, faz parecer um aparelho mais caro e é super limpo (com ele fechado, somente se vê a logo da Samsung na tampa) e o material é parecido com um ABS plástico resistente.

Outro ponto positivo do hardware é o teclado, com teclas num tamanho muito bom e com um espaçamento incrível (para evitar que aperte mais de uma tecla por vez), o que mais estranhei foi a presença do teclado numérico que fez com que os botões de “delete”, “home”, “end”, “page up”, etc ficassem espremidos no canto superior direito, junto aos “f’s” (f1 ao f12). A falta de uma tecla para a interrogação (?), o grau (°) e a barra (/) também me fez falta, pois os mesmos agora estão localizados nas letras q, w e e e são ativados com o “Alt Gr”, algo que deixou menos prático ativá-las, sendo que o “Shift” direito ficou largo (onde caberia a tecla com os caracteres citados acima).

Touchpad

Aqui tem um ponto que merece um destaque especial, por isso separei-o do “Design”. O touch pad desse Samsung me agradou demais, leve, rápido e preciso, possui um tamanho bom (inclusive os botões esquerdo e direito físicos) e a localização é perfeitamente centrada (descontando o espaço para os adesivos do mesmo à direita). Uma função interessante é poder usar movimentos para desbloquear o computador sem digitar a senha e usar dois ou três dedos para outras funções como arrastar, dar zoom e etc.

Peso

Apesar do tamanho, ele pesa somente 1,9KG o que é um valor bem interessante, principalmente para quem carrega-o em mochilas como eu. O computador antigo tinha 2,2KG e apesar da pequena diferença numérica, no dia a dia isso faz diferença.

Desempenho

Creio que para a faixa de preço do mesmo, o desempenho é satisfatório. É possível rodar o Windows 10 sem engasgo algum, além de alguns jogos como Need For Speed Most Wanted (2005) (no high a ~100FPS), Counter Strike Global Offensive (no high a 60FPS ou no low a 150-210FPS), Payday 2 (no medium a 40-60FPS ou low a 60-85FPS), Euro Truck Simulator 2 (a 60FPS no alto ou 20-30FPS no ultra).

Contras

Design

O design tem seus pontos positivos, porém ele não é perfeito. As setas do teclado ficaram muito espremidas, do mesmo jeito que o “del”, “end”, etc (como disse nos prós). Uma saída é desligar o “NumLock” e usar o teclado numérico com as funções que foram apertadas nas outras teclas.

Um outro ponto que me causou estranheza foi a falta de leds na carcaça. Não há nenhum led indicador além do “power”, que somente indica se o aparelho está ligado ou não (detalhe: mesmo colocando em espera (suspensão) o led desliga, ao invés de piscar como na maioria dos PCs), meu notebook antigo tinha leds indicadores da bateria, atividade de disco e wireless e para mim, especialmente os indicadores do “Num Lock” e “Caps Lock” fazem bastante falta.

Ainda falando do design, outro ponto a ser destacado é que todas as conexões (conector da carregador de parede, RJ45 (rede cabeada Ethernet), HDMI, USB 3.0, 2x USB 2.0 e o P2 (conector de áudio/fone) estão do lado esquerdo da carcaça, o que não chega a ser um problema, mas que poderia ter sido evitado. Mesmo assim, é possível usar todas ao mesmo tempo pois há espaço suficiente.

Software

Pois é, aqui está na minha opinião o ponto mais fraco do notebook. Ele vem com o Windows 10, porém a versão é a “Single Language”, ou seja, uma vez escolhida a língua do sistema, não dá pra mudar mais.

Esse nem é o maior problema, apesar de que a marca poderia ter investido numa outra versão do Windows (afinal o valor da licença já está embutido no preço final), o primeiro arranque/boot inicia um “setup” (algo normal para um aparelho novo) porém após as configurações iniciais (criação de conta, escolha da língua, seleção das configurações iniciais, etc), inicia-se a atualização do sistema e demora, demora muito (depois de 2h30min eu fui dormir). Não poderíamos culpar a conexão com a internet pois estava usando um link de 15MB via cabo de rede e como era tarde da noite não havia mais ninguém usando, então a banda estava livre.

O que  mais me incomodou (além da demora) foi que a tela de atualização exibia somente duas mensagens, hora “Baixando a atualização do sistema”, hora “Instalando a atualização do sistema” e a porcentagem de status exibida ia até 100% várias vezes e depois retornava a 0%. Compreendo que vários processos eram executados no background, no entanto, isso deveria ser informado com um detalhamento na tela (exemplo: passo 1 de 190, etc), seria melhor.

Quando chegou no outro dia (não aguentei esperar terminar pois já era tarde), percebi que havia bloatware (programas pré-instalados). Além dos programas da própria Samsung vieram alguns jogos pré-instalados (todos no estilo Candy Crush), pelo menos foi fácil remover tudo.

Ainda falando do software, a BIOS é mais complicada de se configurar para bootar outros sistemas e a tabela de partição do HD não é a tradicional MBR e sim GPT, inclusive o HD já vem com 6 partições (1 de boot, 4 de recuperação e backup e 1 do Windows) e instalar outro sistema operacional não é uma tarefa tão simples quanto no meu computador antigo, para mexer na BIOS não havia material disponível na internet, descobri como alterar corretamente as opções perguntando no grupo do canal Diolinux no Facebook (inclusive pretendo fazer mais posts sobre esse aparelho afim de ensinar como fazer algumas operações simples).

Leitor de DVD

Sim, em pleno 2017 ainda tem gente que usa leitor de DVD. Infelizmente o notebook não conta com um e poderá ser necessário comprar um externo (USB) ou usar pen drives (para boot ou formatar o computador por exemplo).

Resumindo

Prós

Qualidade do som
Qualidade da tela (apesar de ser em HD)
Muito silencioso
Design premium
Teclado com teclas espaçadas
Tamanho da tela (15.6″)
Touchpad de qualidade
Peso
Desempenho (levando em conta o preço)

Contras

Falta de LEDs indicadores (Num Lock, Caps Lock, Processador/HD, Wireless)
Todas as entradas (HDMI, USBs, P2 e RJ45) num só lado da carcaça
Windows 10 Single Language
Excesso de programas pré-instalados (bloatware)
Configuração inicial muito demorada por causa de atualizações do Windows
Falta de um gravador/leitor de mídia física

Conclusão

Nessa faixa de preço (até R$2500) o Samsung Expert X23 é uma boa opção, principalmente se for comprado em promoção (o meu paguei ~R$2050 com frete grátis numa promoção). Não é um top de linha mas tem um desempenho satisfatório e é possível até jogar alguns jogos leves com tranquilidade.

Estarei tentando colocar uma distribuição Linux no mesmo para comparar o desempenho, postarei tutoriais e dicas além das minhas impressões aqui no site a medida que houver novidades.

Update (em 10/2019): Não estarei fazendo o tutorial de instalação de Linux no notebook porque comprei outro e não terei tempo de fazer. Você pode usar esse meu post de base para instalar o Arch Linux ou o artigo da Wiki do site deles. Para as outras distribuições, provavelmente o que você precisará fazer, é seguir a instalação normal da mesma (pelo menos Linux Mint e Ubuntu funcionaram bem para mim).

Material Extra

Site Recomendação de Notebooks
Site de suporte oficial da Samsung
Site Que notebook comprar
Guia de instalação do Arch Linux 2017

Até a próxima!

5 comentários em “Primeiras impressões Samsung Expert X23 2017

Deixe um comentário